Efluentes podem ser definidos como resíduos procedentes de esgotos, de redes pluviais e de indústrias. Os efluentes podem ser líquidos ou pastosos e podem ser do tipo para reuso, biodegradável, poluente ou tóxico.
Os efluentes quando despejados no meio ambiente sem o devido tratamento causam enormes danos ao planeta.
A poluição se dá quando esses efluentes modificam a composição ou a forma do meio físico. Já a contaminação acontece quando há a mínima ameaça à saúde de pessoas, animais e plantas. As consequências vão desde prejuízos alarmantes para mananciais, desequilíbrio do ecossistema aquático, até a poluição da atmosfera por gases tóxicos, que se refletem no meio ambiente e na população. Além disso, a política pública é lesada por ter custos elevados com a recuperação das áreas degradadas quando não repassadas aos responsáveis pela ação danosa.
Isso sem contar as águas contaminadas, que podem causar doenças, como hepatites, cólera, diarreia e até mesmo a morte.
Todo tipo de efluente, seja ele doméstico ou industrial, deve ser descartado em estações especializadas de tratamento. Por isso, é de extrema importância que você se atente a contratação de empresas licenciadas e que beneficie corretamente os seus resíduos.
Antes de contratar, busque saber se sua empresa esta cadastrada nos órgãos de proteção ambiental do seu estado e exija o certificado de tratamento.
O não cumprimento dessa exigência pode resultar em multas com valores que podem chegar a até R$ 500 mil e o contratante pode ser considerado corresponsável.